Muitas profissionais envolvidos no segmento de desenhos artísticos estéticos ainda não sabem muito bem a resposta sobre o que é pigmentologia.
Esse conceito se refere ao estudo sobre como os pigmentos ou cores são compostos e como se fixam na pele.
Se você trabalha com tatuagem, micropigmentação ou camuflagem de cicatrizes, estrias e manchas, precisa dominar bem esse assunto.
Pois, não é raro ver pessoas insatisfeitas com serviços estéticos na sobrancelha, tatuagens borradas e até mesmo camuflagem sem resultado.
Reparar esse tipo de erro é possível, mas certamente causará muitos problemas, além da frustração e baixa auto estima em que optou por essa solução.
Afinal, as pessoas buscam recursos estéticos com a finalidade de melhorar alguma parte do seu corpo.
Sendo assim, é fundamental escolher um profissional capacitado e que realmente domine as técnicas dos procedimentos e tenha conhecimentos profundos sobre pigmentologia.
Evitando assim, as manchas e tons desproporcionais à sua pele.
Continue a leitura desse artigo e saiba mais sobre esse assunto tão importante.
O que é pigmentologia e por que estudar esse assunto
Os resultados do trabalho de um profissional do ramo de estética está inteiramente ligado ao seu nível de conhecimento.
Por isso, é fundamental que ele invista constantemente em seu processo de aprendizagem, visando entregar sempre um trabalho de altíssima qualidade.
Mesmo sendo uma abordagem inerente à profissão de desenhos artísticos estéticos, o assunto o que é pigmentologia ainda não é tão falado como deveria.
No entanto, entendê-lo é fundamental. Pois, ele é a base para a escolha das cores adequadas à cada tipo de pele.
Além disso, é importante saber como cada uma delas reage nos mais variados tipos de pele, evitando assim as manchas e um resultado esteticamente desagradável.
Saber o que é pigmentologia vai auxiliar o profissional a entender como a tinta é preparada, pois, o pigmento é encontrado apenas em forma de pó.
Portanto, para que seja aplicado na pele durante a elaboração de um desenho artístico ou reparador, é preciso mistura-lo a um elemento líquido.
Esse por sua vez, pode ser um diluente, umectante, conservante, entre outros. A composição de ambos resultará numa tinta ideal para ser aplicada na pele.
Entender o processo fará com que o tatuador ou micropigmentador saiba escolher a tonalidade e textura adequadas para cada tipo de arte estética.
Os pigmentos são classificados como orgânicos e inorgânicos. Entender a diferença entre eles é fundamental para uma escolha mais assertiva.
Os que são classificados em orgânicos resultam numa cor mais brilhante. Enquanto que, pigmentos inorgânicos conferem uma cor mais opaca.
Portanto, conhecer os efeitos de cada um deles evita que sejam usados pigmentos que não entregarão o resultado esperado de acordo com o tipo de serviço contratado.
Como escolher a pigmentação adequada para cada procedimento?
A escolha da cor ideal de tinta para cada procedimento é um dos principais critérios na hora de realizar um procedimento estético artístico.
Visto que cada reage de uma forma, de acordo com a tonalidade da pele onde está sendo aplicada.
Por isso, é muito comum as pessoas comprarem batons e não gostarem da cor após a aplicação.
Quando aplicado nos lábios, os pigmentos reagem de forma diferente, proporcionando uma cor diferente do que está na embalagem.
Outra preocupação que deve existir por parte dos profissionais, é sobre as diferentes cores de tinta, de acordo com o serviço a ser feito.
Por exemplo, a cor da tinta usada para desenhar uma tatuagem jamais será a mesma destinada à camuflagem de cicatrizes.
Embora, algumas pessoas prefiram cobrir essas partes com desenhos mais elaborados, há quem opte por algo mais discreto.
Portanto, a camuflagem se torna uma opção bastante vantajosa, pois devolve à tonalidade adequada da pele, deixando o sinal menos perceptível possível.
A mesma técnica pode ser usada ainda para disfarçar estrias e até mesmo manchas causadas pelo vitiligo. Uma doença que provoca a perda de pigmentação da pele, em diferentes partes do corpo.
Porém, como a tonalidade da pele é algo que varia bastante, escolher a cor da tinta adequada é algo desafiador e exige pleno conhecimento do profissional responsável.
Dessa forma, para a realização da camuflagem de cicatriz, estrias ou manchas, é preciso escolher alguém que realmente saiba o que é pigmentologia.
Ele precisa ainda dominar as técnicas de camuflagem, incluindo o manuseio da agulha e as medidas de biossegurança, tão importantes para os envolvidos no procedimento.
Pigmentologia e sua relação com a camuflagem de manchas, cicatrizes e estrias
O primeiro passo para conseguir o resultado esperado é conversar com o profissional escolhido para saber seu nível de conhecimento e experiência na realização da camuflagem.
Além disso, é importante entender que cada indivíduo possui suas particularidades, seja na tonalidade da pele como nas características do problema a ser resolvido.
As manchas ou discromias são alterações na pigmentação natural da pele, podendo ser classificadas de dois tipos. São eles:
- Hipercromia: aumento da produção de pigmentação. Exemplo: melasmas e sardas.
- Hipocromia: diminuição da produção de pigmentos que dão cor à pele. Algumas situações bastante comuns são as psoríases e herpes zóster.
Embora exista também a acromia, que é a ausência de pigmentação na pele, em alguns casos ela não pode ser camuflada, pois se trata de algo generalizado. Alguns exemplos são o albinismo e a leucodermia solar.
O vitiligo também é um tipo de acromia, mas por não ocorrer na pele do corpo de forma integral, é possível camuflar as manchas por meio da tatuagem reparadora estética.
Essa especialização é bastante eficiente também no disfarce de cicatrizes das mais variadas origens.
Ou seja, podem ser marcas de cirurgias, queimaduras e outros tipos de lesão que ao serem cicatrizadas deixam uma aparência inestética e desagradável.
Por consequência, a auto estima fica comprometida, visto que a pessoa não sente liberdade para expor determinadas partes do corpo, seja em público ou na intimidade.
O mesmo acontece com a presença de estrias. Por isso, a necessidade de optar por técnicas eficazes que possam disfarçá-las, pois acabar com elas ainda não é uma realidade.
No entanto, a qualidade do trabalho de camuflagem de manchas, cicatrizes e estrias está inteiramente ligada ao nível de conhecimento do tatuador.
Como se tornar um profissional altamente capacitado para trabalhar com a camuflagem de cicatriz
Ao ler esse artigo até aqui ficou claro sobre a importância do profissional que deseja trabalhar com camuflagem de estrias, manchas e marcas precisam estudar.
Muito mais que saber sobre o que é pigmentologia, o tatuador estético reparador precisa aprimorar os estudos e se preparar bem antes de começar a trabalhar.
Isso quer dizer que ele precisa investir em conhecimentos específicos aplicados por alguém que trabalha na área e entende do assunto.
A técnica de camuflagem estética se tornou bastante popular, mas é certo que nem todos os profissionais estão aptos para entregar um resultado satisfatório.
Por isso, se você aprecia esse método e deseja se tornar um profissional qualificado, invista na participação de um curso aplicado por profissional qualificado, experiente e com formação profunda na área.
Conheça o curso da Fernanda Jaffre – uma especialista em tatuagem reparadora estética
Para quem busca uma formação extraordinária para obter a segurança necessária e assim começar a trabalhar de forma exitosa, essa é a melhor dica.
A tatuadora estética é especializada em camuflagem de estrias, manchas e cicatrizes, com mais de 6 anos de experiência e atuação no mercado nacional e internacional.
Ao longo de sua história, investiu em estudos aprofundados sobre o que é pigmentologia, técnica de camuflagem e biossegurança.
Além de investir no aperfeiçoamento da técnica, Fernanda Jaffre investiu no curso de formação em biomedicina.
O objetivo é se tornar uma profissional cada vez mais capacitada e entender sobre as reações do corpo humano e como a tatuagem estética reparadora poderá ajudar na recuperação da auto estima.
Por investir tanto em conhecimento, o nome de Fernanda Jaffre é uma referência no Brasil e alguns países do exterior como profissional especializada.
Sendo assim, ele optou por promover cursos de qualificação profissional para que outras pessoas também pudessem se tornar tatuadores especializados em camuflagem estética.
Se você quer atuar de forma brilhante atendendo homens e mulheres e ajudando-os a melhorar a autoestima e a se sentirem poderosas, essa é a sua oportunidade de ouro.
Conclusão
Agora você já sabe o que é pigmentologia e sua importância para os profissionais esteticistas que trabalham com desenhos artísticos.
Conhecer sobre como a pele reage diante dos diferentes tons de tinta ajudará o tatuador especializado em tatuagem reparadora a escolher a cor ideal para cada pessoa.
Investir na formação profissional qualificada contribuirá para que você se destaque diante do mercado e consiga alcançar um número maior de clientes e ainda fidelizá-los.
A camuflagem de estrias, cicatrizes e manchas é um trabalho que dura cerca de 5 anos quando bem feita e cuidada adequadamente.
Lembre-se que um trabalho bem feito vai além da parte estética, pois devolve a satisfação com o próprio corpo e eleva a auto estima dos seus clientes.
Conheça o curso de camuflagem de cicatriz da Fernanda Jaffre e seja um profissional de sucesso.